terça-feira, 13 de abril de 2010

O QUE SÃO INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Colegas do Fórum de Educação Infantil, no dia 12 de abril, na UFRGS realizamos o II encontro do Fórum Estadual de Educação Infantil, tendo como pauta:

- a apresentação da gestão colegiada do fórum Gestão 2010 e suas secretarias;

- o relato da CONAE que ocorreu em Brasília nos dias 28 e 29 março de 2010, que contou com a participação das colegas Isabel, Geisa e a representante do sindicato estadual dos professores do RS Neiva Lazzarotto. As participantes destacaram questões relevantes e polêmicas para a Educação infantil, como: o veto da formação inicial de professores em EAD, devendo esta ocorrer apenas de forma presencial; o fim do convênio das escolas comunitárias; o término da denominação de “creches”, que passará para a nomenclatura de Escolas de Educação Infantil; a formação de professores que deverá ocorrer em nível superior e as escolas de educação infantil poderão admitir somente professores com tal formação; aprovação do número de alunos por professor; o estado assume a obrigatoriedade da matricula de 4 a 5 anos; análise do piso salarial do professor; o custo aluno e o controle da qualidade e o financiamento da educação infantil. Observa-se que tais temáticas foram aprovadas na CONAE como indicativos para compor o Plano Decenal de Educação.

- na abertura do ciclo de palestras, contamos com a presença notável da profª Dra Cleonice Tomazzeti (UFSM), que abordou a temática “Qualidade na Educação Infantil”. Segundo a professora, ao refletirmos sobre qualidade torna-se necessário pensarmos “sobre o conceito de “qualidade” e situá-lo no contexto da Educação e da Escola Infantil” e complementou “ pensar qualidade a partir do seu contexto em ação”. Realizou um amplo debate sobre os indicativos de qualidade pautados no documento do MEC (2009), e que estes devem estar em sintonia com os Direitos da Infância. Na seqüência, apresentou sua pesquisa “A agenda da qualidade da Educação Infantil”, que está sendo realizada no município de Santa Maria, exemplificando a complexidade da temática do processo de avaliação nas escolas infantis. Encerrou sua análise pontuando que o processo de avaliar os indicativos de qualidade nas instituições de educação infantil, deve suscitar debates integrados com a gestão pública, as comunidades e as famílias.

O último ponto da pauta destinou-se, a organização de uma comissão para efetuar a realização do Fórum da Infância dos Estados da Região Sul que acontecerá no mês de Junho.




 


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