sexta-feira, 2 de abril de 2010

Car@s colegas do MIEIB!

Entre os dias 26/02/10 e 14/03/2010, realizei viagem de estudos à Itália para intercâmbio científico, integrando grupo formado pelas professoras gaúchas: Maria Carmem Silveira Barbosa (Lica), da UFRGS, Sandra Richter, da UNISC, Marita Redin, da UNISINOS e eu, da UFSM. Estas colegas participam do nosso Fórum Gaúcho, inclusive dinamizando outros encontros nas suas regiões.
Participamos, especialmente, de três contextos de aprendizagem:
VI Festival Internacional de teatro e cultura para a primeira infância: Visões de futuro, visões de teatro (27 de fevereiro/7 de março de 2010) – Bologna.
Website: http://www.testoniragazzi.it
Visita a escolas de educação infantil e atividade de formação continuada para professores da rede municipal com a professora Drª. Maria Carmem Silveira Barbosa (8, 9 e 10 de março de 2010) – Pistóia.
Website: http://www.comune.pistoia.it/eng/study.html
XVII CONGRESSO NACIONAL CRECHE E PRÉ-ESCOLA: Os direitos das crianças, dos educadores e dos pais (11 a 13 de março de 2010) – Torino
Website: http://www.grupponidiinfanzia.it/
Como vocês sabem, projetos e programas de diferentes regiões da Itália ocupam lugar de destaque no cenário da Educação Infantil internacional em relação a políticas públicas de oferta e a diversos aspectos de organização do trabalho pedagógico. Vivenciar alguns destes Projetos Pedagógicos em ação, assistir palestras ou contatar pessoalmente com alguns dos autores e autoras que se tornaram referência para nossas pesquisas e práticas foi, sem dúvida, um privilégio, ampliando nossa responsabilidade em relação à busca de uma qualidade sócio-cultural e historicamente situada para a Educação Infantil brasileira.
No XVII Congresso Nacional Creche e Pré-Escola, realizado em Torino, contamos, ainda, com a apresentação de trabalhos de nossas colegas:
Drª. Gisele de Souza e Dra. Catarina de Souza Moro (UFPR)
Indicatori della qualità nell’educazione infantile in istituizoni nella città di Curitiba
Drª. Maria Carmem Silveira Barbosa
Pensare uma scuola per e insieme alle bambine e ai bambini
Parabenizamos as autoras por esta participação!
Fazemos um agradecimento especial à professora Drª. Ana Lúcia Goulart de Farias, da Unicamp, pelos contatos e agendamentos que realizou, contribuindo para que a participação da comitiva gaúcha se efetivasse.
Drª. Maria Luiza Rodrigues Flores
Departamento de Administração Escolar/Centro de Educação da UFSM
Coordenação Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil
Comitê Diretivo do MIEIB



Nenhum comentário:

Postar um comentário