domingo, 3 de novembro de 2013


Seminário Internacional Políticas Públicas para a Educação Infantil no MERCOSUL 


Nesta semana, o Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) e o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) serão representados pela professora Maria Luiza Rodrigues Flores no Seminário Internacional Políticas Públicas para a Educação Infantil no MERCOSUL (
Brasília, DF)


O Seminário começa na terça-feira, dia 05/10/2013, às 9h, no auditório da CAPES, em Brasília. Promovido pela UNESCO no Brasil e pelo Ministério da Educação (MEC), o seminário visa discutir as experiências legislativas dos países do MERCOSUL com relação à educação infantil e às possibilidades de se construir princípios e parâmetros para a educação na primeira infância em todo o bloco. Estarão presentes autoridades de todos os países membros do MERCOSUL, além de especialistas nacionais e internacionais.
O seminário foi proposto no âmbito das discussões do setor educacional do bloco, sobretudo, em decorrência dos debates do Grupo de Trabalho de Educação Infantil. Nele, haverá também a apresentação do resultado da pesquisa, “Educação infantil nos países do MERCOSUL: análise comparativa da legislação”, desenvolvida em parceria da UNESCO no Brasil e o MEC. A pesquisa buscou analisar, comparativamente, os dispositivos legais que determinam e balizam as políticas públicas de educação infantil no conjunto de países que integram o bloco.
Entre as temáticas propostas pelo seminário estão os desafios para a implementação de políticas públicas na área e a troca de experiências dos países para a inclusão e a diversidade na educação primária.
 Espera-se que o encontro entre pesquisadores, ministros de Educação dos países do MERCOSUL e professores convidados contribua com o processo de universalização da pré-escola e com a ampliação da atenção às crianças de 0 a 5 anos, por meio da socialização da legislação de todos os países, entre outras ações. Estimulando a mobilidade, o intercâmbio e a formação de uma identidade e cidadania regional, o objetivo é alcançar também, uma educação de qualidade para todos, com atenção especial voltada aos setores mais vulneráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário