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O Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) é uma entidade autônoma, suprapartidária e interinstitucional, ligada ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB), que congrega os fóruns de Educação Infantil de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Criado em 1999, FGEI tem se mantido atento às questões da área, atuante no cenário do Estado e integrado na luta por uma Educação Infantil de qualidade para todas as crianças de 0 a 6 anos.
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Como o Sr(a) pensa em fazer para que todas as crianças de 0 à 5 anos do município sejam atendidas em escolas infantis?Sabemos da carência de vagas.
ResponderExcluirQual seu conceito de qualidade na questão de oferta no atendimento na educação infantil do município de POA?
ResponderExcluirA quem compete a responsabilidade de fiscalizar e fechar escolas conveniadas e particulares, que estão atendendo nossas crianças sem o minimo de condições??? De quem é esta responsabilidade?
ResponderExcluirHoje a qualidade da educação infantil ofertada no município de POA tanto no âmbito público, particular, quanto conveniadas é péssimo.A maioria das Escolas não são credenciadas no CME, com o mínimo de documentação, sem profissionais qualificados ou com formação mínima( sem magistério.Como O Senhor(a) pretende imediatamente mudar esta situação?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
ResponderExcluirComo o Sr(a) pretende atender no mínimo 80% da população da educação infantil com qualidade - pensando sempre na criança- com escolas com profissionais realmente qualificados, espaços qualificados???????????????????????????
ResponderExcluirSou pai de uma criança de 2 anos. Ao visitar algumas escolas particular infantis com o intuito de colocar meu filho, fiquei abismado e admirado ao saber como nossa infância esta sendo tratada nonosso município.
ResponderExcluirAgora minha pergunta: Que responsabilidade, seriedade e preocupação a Smed/Prefeitura e o CME demonstram ao abrir escolas com documentação mínima: sem ter professores, brinquedos e espaços adequados? Adroaldo Simonetti(advogado)
Gostaria que os senhores respondessem esta pergunta: O que a Prefeitura/SMed precisa para echar uma escola particula? Moro ao lado de uma escola infantil: neste espaço as crianças são maltratadas´, atendidas por pessoas que garanto não são professores, pátio sujo, imundo. Já ouvi várias vezes crianças chorando e pedindo comida. As crianças ficam sozinhas no pátio.
ResponderExcluirLiguei alguma vezes para a Smed e fiz reclamação( agora não é mais chamado de denúncia).Mas a ESCola continua aberta e nas mesmas condições.E, o referido setor tem a cara de pau de dizer que a denúncia não procede!!!!!!!!!!!!!!! Pergunto: Quem vai proteger estas pobres crianças e estes pais que necessitam destes espaços? Qual a sua proposta para mudar imediatamente esta situação? Gilda Castro(mãe e avó aflita)
A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, é DIREITO SOCIAL das crianças e de suas famílias, sem qualquer requisito de seleção. Além disso, há uma qualidade do trabalho cotidiano nas instituições de educação infantil que DEVE SER ASSEGURADA. Aspectos como higiene, conforto, relação apropriada entre a quantidade de adultos e crianças . Estes entre outros itens estão claros na nossa legislação e DEVEM SER assegurados e fiscalizados pelo poder público através do Conselho Municipal De Educação e SMED.
ResponderExcluirObserva-se na estrutura de hoje a inoperância destes setores, quando temos Escolas particulares e conveniadas dentro da nossa municipalidade que não oferecem o mínimo. Temos educadores sem formação mínima com magistério ou pedagogia, espaços desqualificados, alimentação sem fiscalização entre outros que poderíamos aqui descrever.
Que mudanças serão realmente realizadas para mudar a realidade que hoje temos nestes setores ( CME e SMED? O que o senhor ou senhora pretendem realmente realizar e fazer com que a nossa educação infantil tenha a qualidade e o investimento que merece? Clóvis Santos Haddmann (Professor, sociólogo e escritor
Tramita no Congresso Nacional o novo Plano Nacional de Educação, considerando isso, como o município de Porto Alegre pretende construir o Plano Municipal de Educação? Quais serão as metas de atendimento para a educação infantil que a futura gestão municipal irá propor?
ResponderExcluirEm muitos municípios do Rio Grande do Sul, os próprios conselhos municipais de educação realizam as fiscalizaões e os credenciamentos de escolas infantis. No caso de Porto Alegre, há um setor da Secretaria de Educação para efetivar aquelas tarefas. Contudo, em audiências públicas, percebe-se uma dissonância entre Conselho Municipal e o setor que realiza tarefas de fiscalização/credenciamento. Não seria o momento de rever as atribuições do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre? Não deveria aquele colegiado participar diretamente do credenciamento de instituições? Como o próximo prefeito poderá articular SMED, CME, Ministério Público, Conselhos Tutelares e outros órgãos da sociedade a fim de garantir qualidade na educação infantil do município?
ResponderExcluirAté 2016, todas as crianças de 4 e 5 anos deverão estar na pré-escola, com matrícula obrigatória. Como o futuro prefeito vai garantir esse direito? Existe algum senso para saber os bairros de maior demanda por educação infantil? Ao atender a faixa etária de 4 e 5 anos, haverá um plano para garantir vagas às crianças de de 0 a 3 anos? Ananda Corrêa, nutricionista.
ResponderExcluirQual o planejamento para as escolas que estão sendo construídas pelo PROINFANCIA- serão conveniadas ou a Prefeitura vai se responsabilizar de fato por estas escolas?
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