quinta-feira, 19 de julho de 2012

Plenária do dia 16/07 do Fórum Gaúcho de Educação Infantil


No último dia 16 de julho, o Ciclo de Estudos “Políticas de Educação Infantil: cenários, atores e ações”, abordou o tema "A Educação Infantil do/no campo no RS e no Brasil". A palestrante, profª. Drª. Simone Santos de Albuquerque, apresentou os objetivos da pesquisa "Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos moradoras nos territórios rurais brasileiros", coordenada pela profª. Drª. Maria Carmem Silveira Barbosa.  Relatou as etapas já realizadas, incluindo a coleta de dados, que envolveu a visita em escolas infantis do campo em diversos estados do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul.

A palestrante indicou dois textos sobre o tema, cujos links seguem abaixo:

Crianças na Natureza, de Léa Tiriba
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=6679&Itemid=

Orientações curriculares para a educação infantil do campo, de Ana Paula Soares da Silva e Jaqueline Pasuch
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=6675&Itemid=


A plenária do FGEI teve duas deliberações importantes em relação à sua incidência política no Rio Grande do Sul:

1. Envio de ofício ao TCE/RS, solicitando audiência pública para a discussão de Políticas de Educação Infantil no Rio Grande do Sul. Informamos que o TCE/RS, na figura de seu Presidente Dr. Cezar Miola, respondeu prontamente ao nosso ofício, informando: " A matéria em causa constitui objeto da atuação fiscalizadora e orientadora deste Tribunal.
No tocante à demanda específica, a mesma já é objeto de estudo no âmbito da Casa. Assim, comunico que a direção da nossa Escola Superior de Gestão e Controle manterá contato, a fim de se avaliar possíveis encaminhamentos a respeito."

2. Moção de repúdio do Fórum Gaúcho de Educação Infantil, referente à Realização de Convênios entre municípios e instituições privadas sem fins lucrativos para administração de novas unidades obtidas via Programa Proinfância do Governo Federal.


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