terça-feira, 27 de novembro de 2018

XIV Encontro Estadual de Fórum Gaúcho de Educação Infantil


Na manhã e tarde do dia 12 de novembro de 2018, na cidade de Bom Jesus/RS, aconteceu o XIV Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil o qual teve como tema: “Educação Infantil: Avanços x Retrocessos x Desafios”. 
O encontro contou com a participação expressiva de secretarias municipais, professores e servidores de Escolas de Educação Infantil da região e do estado. A abertura se deu a partir das 9 horas com apresentação artística pelo produtor cultural Duclerc João da Silva, que apresentou a leitura interpretada do texto “Eu posso...”, uma oração de estímulo e elevação da autoestima. A abertura oficial se deu com a leitura de um texto de Paulo Freire, na sequência, foram convidadas a coordenadora das Secretárias Municipais de Educação da Amucser, Gilce Aver Leoni, de Bom Jesus, e a representante do colegiado do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI), Maria Verônica Dariva, para conduzirem as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, respectivamente, seguidas pelas representantes das secretarias de educação do FEICCS.
Os principais debates foram: Monitoramento x Financiamento Frente a Meta 1 e 6 do PNE/PME – por Drª. Débora Brondani Rocha, Auditora Pública Externo do TCE; O Futuro da Educação Infantil Gaúcha Diante do Cenário Brasileiro, por Drª. Simone Martini, Promotora de Justiça Regional de Educação de Caxias do Sul; Debate coordenado por Márcia Adriana de Carvalho, Representante da CEED/ UNDIME; Relato Fóruns Regionais de Educação Infantil; Educação Infantil: Discutindo a Base no Contexto do RS, por Professora Regina Gabriela Gomes, tendo como mediadora Rosimari Pinheiro leite, representante da UNCME; Estudo de Gênero, Sexualidade e Infâncias: Temas para a Formação Docente, por Professora Jane Felipe, da UFRGS. 
   Durante todo o dia seguiu-se a pauta pré-estipulada com palestras, debates, esclarecimento de dúvidas e apresentações artístico-culturais. O encerramento se deu por volta das 17 horas. Estiveram representados os municípios de: Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes, São Marcos, Vacaria, São Francisco de Paula, Novo Hamburgo, Venâncio Aires, Porto Alegre, Gramado, Canela, Cachoeirinha, Alvorada e Carazinho.


Veja fotos em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário