quinta-feira, 22 de junho de 2017

DIVILGAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO ESCUTA: SONORIDADES POÉTICAS EM MOVIMENTO

Módulo I: Oficina Batukatu e Poéticas da Experiência
Data: 26/06 Hora: 18:30 às 22:00
Atividade Gratuita – Curso de Extensão - Certificado de Horas Complementares
Local: Casa de Ofícios, Sala 109 FACED/UFRGS
Coordenação: Dulcimarta Lemos Lino 

OFICINA BATUKATU: oficina de música corporal com ritmos juninos e brasileiros. Consiste num encontro de experimentação de técnicas e práticas da metodologia do núcleo gaúcho de música corporal. Ministrante: Elinka Matusiak, fundadora e diretora do Batukatu: Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal RS - que desde 2010 vem pesquisando e difundindo a “música corporal” não somente como uma modalidade de expressão artística ou recurso pedagógico, mas também como uma forma diferenciada de relação com a música, enquanto expressão humana. http://www.batukatu.com.br 

POÉTICAS DA EXPERIÊNCIA: narrativas de desmontar os processos da Pedagogia como gesto poético de linguagem. Relato, compartilhamento e reflexão da experiência de barulhar constituída no processo de construção da atividade docente no cotidiano da escola pública de Educação Infantil. Ministrante: Ariane Carolina Boscardini Bittencourt, professora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Música e Infância UFRGS.

Ariane Carolina Boscardini Bittencourt

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Zozina Soares de Oliveira, no município de Novo Hamburgo e Professora EMEI Bem me Quer em São Leopoldo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Música e Infância UFRGS. 

Elinka Matusick 

Artista e arteira, produtora cultural e empreendedora de sonhos, educadora e provocadora libertária, mãe e eterna criança. Apaixonada por educação desde os cinco, aos quatorze iniciada como professora e aos quase quarenta realizada como insaciável aprendiz e incansável questionadora. Desescolarizada de Letras (Bacharelado em Inglês) e Música (Licenciatura em Canto), atualmente trabalha também como produtora, cantora, regente coral e coach vocal, enquanto desenvolve uma metodologia própria no BatuKatu, núcleo gaúcho de música corporal, que fundou há sete anos e com o qual conseguiu encontrar-se enquanto intérprete-criadora e investigadora das múltiplas possibilidades musicais do corpo/voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário