quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CONAE: Emerildo e seu fevereiro vermelho


Publicado em 25/01/2014por Luiz Carlos de Freitas
Emerildo é um idiota e toda vez que o MEC anuncia que haverá uma Conferência Nacional de Educação – CONAE – ele acredita. Desta vez ele passou o ano de 2013 inteirinho preparando-se para em fevereiro próximo ir à II CONAE. Já estava de mala pronta. Ia até aproveitar para viajar uma semana antes e passar no VI Congresso do MST que vai reunir 15.000 pessoas entre 10 e 14 de fevereiro e já ficaria para a II CONAE em Brasília mesmo, de 16 a 21 de fevereiro, que reuniria 4.000 pessoas. Ia ser um “fevereiro vermelho”…
Já não é a primeira vez que ele cai neste conto: em 2010 ele ficou uma semana inteira em Brasília para definir as recomendações da I CONAE porque elas seriam usadas na elaboração do Plano Nacional de Educação pelo governo. Nunca foram usadas. Ele até hoje não sabe disso.
Mas Emerildo é desavisado mesmo e ao ver que a conferência é preparada pelo Fórum Nacional de Educação com um montão de entidades da área educacional, toda vez ele consegue ficar animado, volta para seu Estado e prepara os Encontros Municipais e o Estadual, propõe emendas, etc. Ele agora ficou surpreso com o adiamento da próxima CONAE. Deu até pena.
Entretanto, Emerildo é uma boa alma. Ele leu o comunicado do Fórum Nacional de Educação adiando a conferência e ficou em paz, afinal foi o Fórum que comunicou o cancelamento, e não o MEC. Todos assinaram, devem, é claro, ter concordado, pensa ele – portanto, deve haver uma boa razão. Pensa que a conferência foi democraticamente adiada por todos e isso é o que importa. “Sem autoritarismos” – diz ele.
Ele não entende nadinha de política: ele não percebe que o Fórum foi feito de bobo duas vezes seguidas: primeiro quando o MEC impôs ao Fórum o adiamento da reunião, e depois, quando fez o próprio Fórum comunicar o “adiamento democrático”. A imprensa que ele lê assiduamente não ajuda, pois ela diz que o “Fórum Nacional de Educação comunicou o adiamento”. Ele acredita, pois pensa que as entidades, se não concordassem, poderiam ter tirado o nome do comunicado, feito um comunicado paralelo, criado o Fórum do B, etc. Ele sabe que duas ou três discordaram na imprensa, mas são a minoria, pensa ele. São do contra.
Ele também não consegue relacionar o debate do Plano Nacional de Educação – PNE – no Congresso com o adiamento da CONAE. É muito para ele, um sujeito de boa fé, afinal. Para ele são coisas diferentes e não devem ser confundidas – além disso o PNE vai ser votado só ao final do ano, ele pensa, e isso não compromete o debate. Ao contrário, acha que terão mais tempo e isso vai até contribuir para aprofundar o debate na Câmara.
Não vê que para um governo que já não levou em conta as recomendações da I CONAE, ter agora as recomendações da II seria um problema pois ia dar na vista não levar em conta pela segunda vez e isso em um ano de eleição. E se os deputados levarem a sério a II CONAE? E se o PSDB – oposição do governo – que tem ouvido a comunidade educacional e até propôs mudanças interessantes quando o projeto passou pelo Senado, resolvesse se apoiar nas recomendações da II CONAE nos debates da Câmara?
Mas Emerildo prefere acreditar que a culpa deve ser de alguma licitação mal feita. Ou então, é austeridade. Afinal temos que economizar recursos e dar o exemplo – insiste ele.
Para complicar, ele ouviu o discurso da Presidenta em Davos esta semana dizendo aos empresários do mundo que a educação é uma prioridade de seu governo, que vai aumentar a produtividade, etc – e agora ninguém consegue mudar a opinião de Emerildo.
Além de idiota e desavisado, ele é desprevenido. Nunca tem à mão seu kit palhaço para usar nestas ocasiões. Qualquer boa loja em Brasília dispõe desta facilidade. O kit tem um nariz de palhaço, variadas tintas para pintar o rosto, uma touca para simular a careca de palhaço, entre outros artefatos.
Vou recomendar a Emerildo que tenha sempre à mão seu kit palhaço e o use. Acho que ele não vai entender bem, mas pelo menos ele fica mais próximo da realidade. Quando outra vez ele disser que o Fórum Nacional de Educação adiou uma CONAE, vão achar que ele está brincando de palhaço. Ele não vai passar tanta vergonha.
 (Emerildo é um personagem de Elio Gaspari na Folha.)
Fonte:http://avaliacaoeducacional.com/2014/01/25/conae-emerildo-e-seu-fevereiro-vermelho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário