sábado, 16 de junho de 2012

"GAMEFICAÇÃO" DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM,


O Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?" realiza a palestra: "Gameficação" do Processo de Ensino-Aprendizagem, com o professor João Ricardo Bittencourt, da Unisinos. Nesta segunda-feira, 18 de junho, às 20h30 na sala 404 da Faculdade de Educação da UFRGS. A atividade é gratuita e  aberta à comunidade universitária.  Mais informações:quemquerbrincar@ufrgs.br; fone (51) 3308-3432
SOBRE A PALESTRA: Quais as relações do brincar com os jogos digitais? Como que os jogos podem ser vistos como ferramentas de auxílio ao processo de ensino aprendizagem? Atualmente falamos de tornar o mundo real um jogo, a chamada gamefication da realidade. Como podemos gamificar a educação? Que papel os jogos digitais tem na aprendizagem e na ensinagem considerando aprendizes pós-industriais, os chamados nativos digitais?
SOBRE O PALESTRANTE:João Ricardo Bittencourt. Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) desde 2002 e concluiu o mestrado em Ciência da Computação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 2004. Atualmente é professor assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, coordenador executivo da graduação tecnológica de Jogos Digitais (Unisinos) e sócio da empresa de desenvolvimento de jogos e entretenimento digital Ludens Artis. Sua dissertação de mestrado foi escolhida como a melhor do Brasil na área de Informática na Educação em 2004 durante o XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Também coordena o Núcleo de Convergência Digital e o Laboratório de Tecnologias Aplicadas em Jogos Digitais (SonyLab) na UNISINOS, além de coordenar o chapter São Leopoldo/Rio Grande do Sul da International Game Developer Association (IGDA). Suas áreas de pesquisa são Jogos Digitais, Informática na Educação, Aprendizado de Máquinas e Artemídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário