segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CAMPANHA PARTICIPA DO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO EM MESA SOBRE EDUCAÇÃO

Maria Luiza Flores, integrante do Comitê Diretivo da Campanha, falou sobre o PNE e a importância de se investir mais em educação
 
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou nesta quinta-feira, 26/01, do Seminário de Educação promovido pela UBES (União dos Estudantes Secundaristas), para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10). O Seminário faz parte da programação do Fórum Social Temático (FST 2012), que está sendo realizado em Porto Alegre (RS) desde terça-feira, 24/01.
O debate “A educação tem que ser 10 – por um PNE a serviço do Brasil” pautou a importância de se investir o equivalente a 10% do PIB em Educação no país e também 50% do pré-sal para o setor. Participaram da mesa representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), UBES ( União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), UNE (União Nacional dos Estudantes) e MEC.
Segundo Maria Luiza Flores, integrante do comitê diretivo da Campanha, o PNE é um importante instrumento estratégico para a educação, que é um dos alicerces para o desenvolvimento sustentável, uma das pautas do FST 2012. “O diálogo entre as entidades de educação e os estudantes é muito importante, pois podemos, por meios desses alunos, atingir a sociedade. Eles saíram daqui comprometidos. É muito importante que estejamos juntos, que possamos mobilizá-los, para que eles possam fazer suas reivindicações”, disse.
A dirigente apresentou a trajetória da Campanha no PNE desde as deliberações da Conae (Conferência Nacional de Educação), além de apontar que a proposta do novo PNE não contempla as necessidades defendidas pelas organizações do setor. Em dezembro do ano passado, o deputado Angelo Vanhoni, relator da Comissão Especial do PNE, apresentou relatório substitutivo do PL 8035 prevendo 8% do PIB em investimentos totais para a educação, o que frustrou as entidades ligadas ao setor, que preveem 10% para uma educação de qualidade. “Defendi a Nota Técnica apresentada pela Campanha e o estudo do CAQi ( Custo Aluno Qualidade Inicial), que deveria estar no novo PNE e não está”, comentou.
Para a secretária de assuntos municipais da CNTE, Silene Barboza Rodrigues, o debate foi muito construtivo, pois estavam ali representadas importantes entidades ligadas à educação no país, o que tornou o debate ainda mais plural. " É importante que os estudantes participem desta pauta sobre o investimento, que antes era apenas dos educadores. Eles também querem uma educação com um futuro de qualidade e isso enriquece muito o debate", declarou.
Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, entre estudantes de todo o país e também representantes do Chile e Costa Rica.
 
Sobre o Fórum Social Temático 2012
O Fórum Social Temático (FST) se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. O evento acontece de 24 a 29 de janeiro de 2012, sediado por Porto Alegre e cidades da região Metropolitana – Gravataí, Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo. Como um espaço aberto e plural, a programação do Fórum será fundamentalmente constituída por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, relacionadas ao tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Além disso, o Fórum acolherá também o encontro de redes internacionais, articuladas em torno de Grupos Temáticos de reflexão sobre assuntos pertinentes ao Fórum. Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário