terça-feira, 10 de agosto de 2010

Interações na Educação Infantil

Nesta segunda-feira, 9 de agosto, a Profa. Dra. Maria Carmen Barbosa, UFRGS, participou do encontro do FGEI com a palestra Interações na Educação Infantil, a partir do documento do MEC Indicadores de Qualidade (http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf). A professora iniciou sua fala considerando a importância do referido documento por se tratar de um instrumento de auto-avaliação, condição esta que pondera como muito produtiva na qualificação dos processos.

Entre os vários apontamentos feitos por Maria Carmen, ressalta-se a referência feita à Convenção dos Direitos das Crianças (http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf), a qual referiu dizendo que o estudo da mesma nos ajudaria a pensar de uma outra forma a relação pedagógica com as crianças.

A pesquisadora também destaca a necessidade das escolas terem como projeto político pedagógico o favorecimento de interações em que as crianças possam aprender a conviver com o outro. Por isso é muito importante a organização de tempos e espaços para que as crianças possam qualificar as relações sociais com o grupo.

Segundo a palestrante, os espaços de formação continuada dos docentes da educação infantil devem incluir em suas pautas o estudo e a discussão das relações sociais entre as crianças, de modo a construir novas atuações na escola.

A continuação dos estudos e discussão dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil ocorrerá em 13 de setembro, com a palestra Promoção de Saúde, na sala 601 da Faculdade de Educação da UFRGS, às 8h30min.

Larissa K. Kautzmann
Coordenação/FGEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário