O Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) é uma entidade autônoma, suprapartidária e interinstitucional, ligada ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB), que congrega os fóruns de Educação Infantil de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Criado em 1999, FGEI tem se mantido atento às questões da área, atuante no cenário do Estado e integrado na luta por uma Educação Infantil de qualidade para todas as crianças de 0 a 6 anos.
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Zero a Seis anos – NEPE, vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, desde 1996, vem desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para questões relacionadas a políticas públicas, currículo e formação de professores(as) de Educação Infantil. O núcleo agrega uma serie de pesquisas e produções na área da educação da pequena infância e desde 1999 participa ativamente das discussões políticas do Fórum Gaúcho de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB no que ser refere às lutas pelo Direito à Educação de qualidade das crianças de zero a seis anos.
Neste sentido, não podemos deixar de nos posicionar diante da questão da idade de ingresso da criança no Ensino Fundamental e em especial a alteração proposta pelo Senador Flávio Arns no Projeto de Lei nº 6755/2010, à redação dos artigos da LDB nº 9.394/96: 4º (inciso IV); 6º; 29º; 30º (inciso II); 32º; 58º (parágrafo 3º) e 87º, parágrafos 2º e 3º (inciso I) que fere a concepção de Infância .
REPUDIAMOS o PL 6755/2010 (original PLS 414/2008) que pretende antecipar a matrícula das crianças no Ensino Fundamental dos 6 para os 5 anos de idade.
DEFENDEMOS o Direito à Educação Infantil em espaços pedagógicos e processos educativos específicos ao desenvolvimento das crianças até os seis anos de idade.
Consideramos que esta antecipação é um grave desrespeito à INFÂNCIA e “um roubo ao direito das crianças” de vivenciarem experiências lúdicas e educativas vinculadas às múltiplas linguagens, eixo articulador do currículo na Educação Infantil, diferente da “cultura escolar” e “produtivista” que infelizmente as crianças de 6 anos já vivenciam ao ingressarem no Ensino Fundamental de 9 anos.
Solicitamos o apoio da sociedade civil e a mobilização junto aos senadores, deputados, gestores, professores e pesquisadores nesta luta. Desejamos que este debate seja realizado com a seriedade, o respeito e o espírito democrático que as crianças merecem.
Rio Grande, 11 de maio de 2010.
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Zero a Seis Anos - NEPE Universidade Federal do Rio Grande - FURG
MOÇÃO
ResponderExcluirO Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Zero a Seis anos – NEPE, vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, desde 1996, vem desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para questões relacionadas a políticas públicas, currículo e formação de professores(as) de Educação Infantil. O núcleo agrega uma serie de pesquisas e produções na área da educação da pequena infância e desde 1999 participa ativamente das discussões políticas do Fórum Gaúcho de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB no que ser refere às lutas pelo Direito à Educação de qualidade das crianças de zero a seis anos.
Neste sentido, não podemos deixar de nos posicionar diante da questão da idade de ingresso da criança no Ensino Fundamental e em especial a alteração proposta pelo Senador Flávio Arns no Projeto de Lei nº 6755/2010, à redação dos artigos da LDB nº 9.394/96: 4º (inciso IV); 6º; 29º; 30º (inciso II); 32º; 58º (parágrafo 3º) e 87º, parágrafos 2º e 3º (inciso I) que fere a concepção de Infância .
REPUDIAMOS o PL 6755/2010 (original PLS 414/2008) que pretende antecipar a matrícula das crianças no Ensino Fundamental dos 6 para os 5 anos de idade.
DEFENDEMOS o Direito à Educação Infantil em espaços pedagógicos e processos educativos específicos ao desenvolvimento das crianças até os seis anos de idade.
Consideramos que esta antecipação é um grave desrespeito à INFÂNCIA e “um roubo ao direito das crianças” de vivenciarem experiências lúdicas e educativas vinculadas às múltiplas linguagens, eixo articulador do currículo na Educação Infantil, diferente da “cultura escolar” e “produtivista” que infelizmente as crianças de 6 anos já vivenciam ao ingressarem no Ensino Fundamental de 9 anos.
Solicitamos o apoio da sociedade civil e a mobilização junto aos senadores, deputados, gestores, professores e pesquisadores nesta luta. Desejamos que este debate seja realizado com a seriedade, o respeito e o espírito democrático que as crianças merecem.
Rio Grande, 11 de maio de 2010.
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Zero a Seis Anos - NEPE
Universidade Federal do Rio Grande - FURG